Lazer Saúde e Bem Estar

Multitarefas → 4 Razões Para Você Abandoná-las!

Permita-me recapitular todas tarefas que foram realizadas ao longo do dia.

Responder inúmeros e-mails, antes mesmo de iniciar uma lavagem enorme de roupas.

Logo após isso, anotar alguns pensamentos em um esboço de artigo, verificar o Instagram e depois retornar aos e-mails.

No entanto, realizar todas essas atividades durante o dia pode ser muito normal para várias pessoas e acredite, existem pessoas que amam dias assim.

Quando há coisas aparentemente infinitas para serem feitas durante um determinado dia, a multitarefa acaba sendo algo normal.

Mas, caso você ainda não tenha ouvido por mais irresistível que a multitarefa possa parecer, essa não é a maneira mais eficiente de realizar seu trabalho.


Multitarefa e improdutividade

Isso parece contra-intuitivo. Como fazer duas coisas ao mesmo tempo pode torná-lo menos produtivo?

Para começar, você não está fazendo duas coisas simultaneamente. O que você está fazendo é alternar rapidamente entre duas tarefas.

No entanto, essa troca constante conta como uma interrupção, onde você está tirando o foco de uma tarefa, para dedicar-se a outra.

Essas constantes rupturas têm um custo bastante alto para sua produtividade diária.

Se mudar de tarefa quatro vezes a cada dia de trabalho, para ser honesto, você está fazendo muito mais do que isso, está gastando quase uma hora tentando se recompor para o projeto em questão.

Dificuldade de memória

A nossa compulsão por multitarefa é realmente sabotadora da memória.

Dados e pesquisas descobriram que a multitarefa, afeta negativamente nossa memória de curto prazo que também é chamada de memória “funcional”.

Sua memória funcional permite, que você se lembre de um fato importante que alguém acabou de lhe contar.

Então, caso você esteja se esquecendo de coisas simples durante o cotidiano, certamente é a multitarefa que está afetando seus lapsos de memória.

Mau trabalho

Um outro fator torna-se muito importante para sua vida profissional, pois a multitarefa não permite que você foque em apenas uma atividade.

Consequentemente estará aumentando a probabilidade de erros.

Dados afirmam que a multitarefa, aumenta suas chances de cometer um erro ou até mesmo de perder informações e contextos importantes.

A seguir, confira os principais malefícios que a multitarefa causa para sua vida:

  • Sono;
  • Impaciência;
  • Efeito zumbi;
  • Falta de interação social.

Embora sua vontade de alternar rapidamente entre as tarefas possa fazer com que você se sinta como um super-herói da produtividade, a verdade é que está levando o trabalho com uma qualidade inferior àquele que você é capaz de produzir.

Sensação de esgotamento

A multitarefa proporciona a sensação de esgotamento, mesmo que esteja no começo do dia.

Muitas pessoas se sentem totalmente estressados, olhos ficam turvos e o ritmo cardíaco consequentemente acelera.

No entanto, ao chegar no final do dia percebemos que não recebemos sensações positivas e de valor real pela multitarefa, apenas sensações negativas.

Pesquisas afirmam que a multitarefa aumenta seus níveis de estresse.

Quando você precisa realizar um monte de tarefas, seu cérebro responde as demandas, bombeando um monte de adrenalina e outros hormônios do estresse.

Da próxima vez que você sentir vontade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, desafie-se a manter o foco na tarefa à sua frente.

Você também pode experimentar diferentes técnicas de gerenciamento de tempo, pois acabará percebendo que com isso ficará mais produtivo.


 

Escrever comentário